7 estratégias de marketing no Instagram para restaurantes

Configurar um Instagram para o seu restaurante não só permite que você compartilhe imagens atraentes de sua comida, mas também cria um espaço para interagir com os clientes antes e depois que eles saem do seu estabelecimento.

A melhor parte? Grande parte da mídia social é publicidade gratuita para o seu restaurante.

Confira as dicas abaixo para utilizar o Instagram ao máximo. Aproveite e visite o Trendszone para mais conteúdos sobre negócios.

Estratégias de Marketing no Instagram para Restaurantes

1. Fique na marca

Isso vale tanto para sua comunicação quanto para sua estética. Siga um determinado tom em todas as suas postagens e crie uma página que englobe o visual da sua marca. Por exemplo, digamos que você administre um bar que abre apenas à noite e tem apresentações de música ao vivo.

Sua página pode ter um visual sensual com imagens que apresentam madeira escura, copos de uísque e fotos dos músicos. As legendas podem ser espirituosas, ou talvez tenham um tom informativo e falem sobre a ciência do whisky e a história da música.

Por outro lado, se você operar um local casual rápido, sua página pode apresentar imagens bem iluminadas com legendas curtas.

O mais importante é que você seja consistente em sua página. Desta forma, convidados e seguidores se sentirão realizados quando virem que sua marca de restaurante continua a oferecer o que eles esperam dela.

2. Seja pesquisável

#hashtag

Selecione um nome de usuário do Instagram facilmente reconhecível e use palavras-chave de negócios relevantes em seu perfil para ajudar a aumentar seus resultados de pesquisa. Marque as postagens com hashtags e certifique-se de torná-las relevantes para sua marca, imagem e localização para que os usuários possam encontrar você.

3. Integre o Instagram com outra publicidade

Sobreponha o Instagram com todas as suas contas de mídia social.

Mesmo que um usuário não siga você no Instagram, ele ainda pode seguir você no Facebook ou Twitter. Compartilhe fotos em todas as suas redes para aumentar as visualizações e ganhar seguidores.

Por isso é importante estar sempre aprendendo e buscando novas formas de fazer Marketing Digital na sua empresa.

Fique ligado nos principais eventos de marketing e pegar ideias para implementar no seu restaurante.

Utilize o recurso de incorporação do Instagram.

Você pode adicionar fotos e vídeos ao site ou blog do seu restaurante, mesmo se não for um assistente de código HTML. Esse recurso de incorporação de web amigável permite que você simplesmente copie e cole o código de uma foto do Instagram para colocar facilmente a imagem em seu site ou blog.

Fique amigável com o Twitter.

Mantenha sua contagem de palavras de legenda do Instagram abaixo de 280 caracteres. Qualquer legenda maior do que isso será cortada se alguém compartilhar uma de suas imagens no Twitter.

Poste seu identificador do Instagram dentro e ao redor do seu espaço.

Considere imprimir o nome da sua conta do Instagram e o identificador do Twitter diretamente no menu do seu restaurante. Dessa forma, os clientes precisam apenas olhar o menu para marcá-lo em sua última postagem sobre comida. Considere exibir suas contas também na placa da calçada, para aqueles que passam ou dirigem pelo seu estabelecimento.

Obviamente, mantenha sua clientela em mente ao integrar a mídia social ao plano de marketing do seu restaurante. Embora os restaurantes casuais tendam a atrair mais multidões que gostam de hashtags, um estabelecimento de jantar sofisticado com uma base de clientes mais velha pode não ser o melhor local para imprimir identificadores de mídia social diretamente no menu.

4. Interaja com os seguidores e recompense-os

Peça a opinião dos clientes.

Oferecendo um novo sabor, bebida ou prato de sorvete? Peça a seus clientes para ajudá-lo a nomeá-lo! Ao inscrever os clientes no processo, eles se sentirão obrigados a continuar acompanhando você para saber o resultado final do concurso.

Segure desafios fotográficos.

Incentive os clientes a compartilhar fotos e adicionar sua etiqueta de restaurante. Peça aos seguidores para postar uma imagem icônica da cidade em que seu restaurante está localizado ou uma imagem de sua refeição em seu restaurante com o nome da empresa etiquetado na foto. Ofereça aos vencedores cartões-presente, uma refeição grátis ou uma recompensa semelhante.

Recompense as ações do cliente.

Incentive os usuários do Instagram com mais de 300 seguidores a postar uma foto que mencione seu restaurante (uma hashtag, check-in ou mensagem semelhante) e recompense-os com uma guloseima grátis! Afinal, eles acabaram de anunciar seu restaurante para clientes em potencial gratuitamente.

5. Torne o seu espaço e pratos dignos de valor

Não apenas você terá mais fotos de qualidade para tirar, mas seus convidados estarão mais propensos a tirar fotos e compartilhá-las se sua empresa de alimentos tiver pratos atraentes e uma decoração interessante.

Considere aumentar a apresentação do seu prato ou instale uma nova decoração, como paredes de plantas, flores nas mesas ou luzes cintilantes.

A decoração encantadora criará um cenário e uma vibração intrigantes que os hóspedes vão querer capturar.

Eles provavelmente marcarão sua empresa na foto, especialmente se puderem encontrar facilmente o identificador do Instagram.

Desta forma, está a obter publicidade gratuita e exposição aos seguidores dos seus convidados, que ficarão a par da sua empresa e poderão segui-lo ou visitá-lo no futuro.

6. Compartilhe vídeos e Stories

Vídeos e Stories permitem que você leve a interação com o cliente um passo adiante. Eles dão a você a chance de compartilhar a ação dos bastidores. Eles também adicionam um toque pessoal e fazem seus seguidores se sentirem incluídos. Abaixo estão algumas ideias para a criação de vídeos e histórias envolventes:

  • Abra uma garrafa de vinho, despeje em um copo e levante-o para saudar o fim de semana
  • Apresente os clientes ao seu chef trabalhando na cozinha
  • Peça comentários aos clientes (obtenha permissão antes de postar!)
  • Mostre uma sequência de ingredientes “antes”, o processo de preparação da comida e o prato final sendo servido

7. Dicas para fotografia de alimentos

Ao tirar suas próprias fotos, é essencial entender algumas dicas básicas de fotografia de alimentos. Dessa forma, você pode obter imagens de alta qualidade e compartilhar conteúdo sofisticado sem contratar um fotógrafo profissional. Veja nossos conselhos abaixo para tirar fotos excepcionais de alimentos.

Iluminação.

Ao exibir seus pratos, evite usar flashes e luzes de teto fortes. Em vez disso, tire fotos perto de uma janela ou de uma fonte de luz mais suave para obter uma aparência natural.

Crie ação com simples adereços de cozinha.

Coloque os pauzinhos por sushi ou uma colher descansando em uma tigela de sopa. Adicione um talheres a um prato banhado.

Aumente o drama de uma taça de vinho, mostrando a rolha e a garrafa do vinho, ou dê um toque especial a uma bebida misturada, colocando cubos de gelo e respingos de água ao redor da taça de servir. Você também pode incluir uma pessoa interagindo com a comida ou bebida, o que a torna ainda mais convidativa.

Adicione textura.

Ao fotografar alimentos com textura “pastosa” (como sopa, ensopado ou sorvete), adicione uma guarnição que contraste na cor e na textura do prato para adicionar uma dimensão mais definida à foto. Por exemplo, frutas vermelhas brilhantes são um ótimo destaque para sorvetes e sorvetes, enquanto guarnições verdes ricas, como salsa, adicionam dimensão à sopa.

Filtre imagens com aplicativos fáceis de usar.

Um pouco de filtragem ajuda muito a melhorar a qualidade de suas imagens. Aplicativos como VSCO, Snapseed, Afterlight 2 e A Color Story são populares para uma variedade de ajustes, como correção de cores e exposição. Eles também têm uma variedade de filtros para escolher que não estão disponíveis no Instagram.

Ramifique.

Não mostre apenas os itens do seu menu! Tire uma imagem acolhedora e convidativa do interior do seu restaurante. Tire fotos de sua equipe trabalhando ou convidados desfrutando de sua comida (com a permissão deles, é claro). Observe – se você mostrar aos funcionários, certifique-se de que eles estejam praticando procedimentos de segurança alimentar (como usar luvas) para evitar feedback negativo sobre o manuseio de alimentos não seguro capturado por imagem.

Siga a regra dos terços.

Afaste-se das fotos na frente e no centro e use a regra dos terços para criar imagens intrigantes. Conforme mostrado no diagrama à esquerda, imagine sua foto dividida em três partes (horizontal e verticalmente), de modo que você tenha nove partes no total.

Coloque pontos de interesse em pontos de interseção (mostrados em vermelho) para uma imagem mais equilibrada. Como exemplo, veja a caneca de café fumegante, que se encontra em um ponto de intersecção.

O Instagram é uma excelente oportunidade para divulgar seu restaurante. Seguindo nossas dicas, você pode aumentar seu número de seguidores, envolver seus seguidores e aumentar sua base de visitantes.

Mais informações em: https://trendszone.com.br/como-aumentar-o-engajamento-no-instagram/

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