IX Solisc - Congresso Catarinense de Software Livre

sexta, 17 de Abril de 2015, 19:00 h - sábado, 18 de Abril de 2015, 18:00 h

José Carlos Daux, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis, SC, 88050001 Ver mapa


x Para utilizar de modo correto nossa plataforma, recomendamos usar Google Chrome o Firefox. Internet Explorer pode apresentar inconvenientes.
x Para utilizar de modo correto nossa plataforma, recomendamos usar Google Chrome o Firefox. Internet Explorer pode apresentar inconvenientes.

Quem assistirá?

Com certeza alguns de seus amigos do Facebook participarão deste evento.

Descubra quem vai e compartilhe essa experiência com eles.

Conectar-se com Facebook

Já está inscrito. Convide seus amigos. Compartir

Temos uma ótima notícia para você, de seus amigos do Facebook participarão de IX Solisc - Congresso Catarinense de Software Livre.

Inscrever-me usando Facebook

No momento, nenhum de seus amigos está cadastrado em IX Solisc - Congresso Catarinense de Software Livre. Seja o primeiro e compartilhe!

Inscrever-me usando Facebook

A Associação Software Livre de Santa Catarina realizará nos dias 17 e 18 de abril a 9ª edição do Congresso Catarinense de Software Livre – IX Solisc. Edições anteriores do congresso foram realizadas em Joinville, em São José e Florianópolis, onde será novamente este ano.

O objetivo do evento é promover o uso do software livre, divulgando experiências de utilização dos sistemas livres, realizando oficinas e promovendo debates e palestras com lideranças das comunidades de usuários, de desenvolvedores e empresas que atuam no setor, além de proporcionar um espaço para troca de experiências.
 
Todos podem participar do congresso, desde usuários iniciantes a técnicos e programadores. Um dos objetivos do congresso é justamente desmistificar a ideia que se tem de que o software livre, principalmente o sistema operacional Linux, é algo que pode ser usado somente por programadores.
 
A expectativa é de reunir aproximadamente 500 participantes, de todas as regiões de Santa Catarina e dos estados próximos.

 
O IX Solisc será realizado na Faculdade CESUSC, em Florianópolis, nos dias 17 e 18 de abril. Já confirmaram presença como palestrantes André Noel, programador e responsável pelo site “Vida de programador”, um dos sites de maior audiência da internet brasileira e Cícero Moraes, um grande designer 3D que tem realizado inúmeros trabalhos na arqueologia forense, através de programas de código aberto como o Blender.
 
Também o Embaixador do Linux e Diretor da Linux International, Jon Maddog, estará presente nesta edição do Solisc.

Palestrantes

Andrenoel

Andre Noel

http://www.vidadeprogramador.com.br

É Mestre em Ciência da Computação (UEM). É programador e usuário Linux desde 2002, membro oficial da Comunidade Ubuntu. Trabalhou por diversos anos com programação, por isso aproveitou a experiência na área, juntando com o fato de que nunca foi levado muito a sério, e hoje se dedica ao humor e programa para si próprio. Profundo conhecedor de métodos de desenvolvimento alternativos (gambiarras) e totalmente viciado em café. É o criador do site Vida de Programador, responsável por manipular os vetores que se transformam em tirinhas. Aproveitando-se de sua inigualável beleza, começou a se dedicar também a fazer um videolog. É casado com Raquel, pai do Mateus e da Gabrielle.


Cicero

Cícero Moraes

http://www.ciceromoraes.com.br

Cícero Moraes é 3D Designer conhecido por suas reconstruções faciais digitais voltadas a arqueologia. Formado em Marketing e pós-graduando em Metodologia da Educação Superior escreveu diversos tutoriais e artigos voltados a computação gráfica 3D, principalmente para iniciantes.
Ministrou mais de 70 palestras e 30 minicursos nas cinco regiões brasileiras participando de eventos como a Campus Party Brasil (SP), a Latinoware (PR), a III Jornada de Odontologia e Antropologia Forense na USP e o FISL (RS).
Em 2014 recebeu a Comenda Colonizador Enio Pipino, na cidade de Sinop-MT e em 2015 forneceu 27 reconstruções faciais para a mostra “FACCE – os muitos rostos da história humana” apresentada em Pádua na Itália, onde além de dezenas reconstruções voltadas à evolução humana também apresentou as faces de Santo Antônio de Pádua, do poeta Francesco Petrarca e do cientista Gianbattista Morgagni. Mais detalhes em seu site pessoal: www.ciceromoraes.com.br


Maddog

Jon "Maddog" Hall

http://www.li.org

Diretor Executivo da Linux International, uma associação sem fins lucrativos de empresas de grande relevância internacional na área de TI que desejam promover sistemas operacionais baseados em Linux.

Seu interesse por Linux surgiu na época em que trabalhava na Digital e foi fundamental para conseguir equipamentos e recursos para que Linus Torvalds pudesse completar seu primeiro porte, uma versão do Linux para a plataforma Alpha da Digital.

Ele é reconhecido na comunidade de desenvolvedores e uma figura respeitada no movimento do software livre. No UK Linux and Open Source Awards 2006 ele recebeu um Prêmio de Reconhecimento para Toda a Vida por seus serviços à comunidade de Código Fonte Aberto.

Maddog é conhecido em todo o mundo como um grande, talvez o maior, Embaixador do Linux.


Programação


Divulgamos as primeiras palestras já confirmadas, selecionadas entre as quase 60 propostas que recebemos. Confira!

"Sim, você pode colaborar com a Mozilla" - Ricardo Pontes (Mozilla)

"Fazendo o Twitter calcular Bitcoins com Ruby e Redis" - Kemel Zaidan (Locaweb)

"MongoDB - Tudo que você precisa saber" - Christiano Anderson

"Java into the Cloud" - Rodrigo Cândido da Silva

"Gerência de Configuração com Puppet" - Pedro César Bittencourt de Azevedo Filho

"Network Security Monitoring (NSM) - Porque a invasão é inevitável e somente alertas insuficientes!" - Rodrigo "Sp0oKeR" Montoro

"O Poder do LibreOffice" - Vitorio Furusho

"Intel Galileo - O que você vai fazer?" - Thalis Antunes de Souza e Emiliano Amarante Veiga

"Software Livre - sua entrada no mercado de trabalho" - Valéria Barros

"Cluster de Coreos com Docker e boot via PXE" - Helber Maciel Guerra

"Bitcoin: a moeda open-source da Revolução Digital" - Charys Oliveira Vieira (CoinBR) e Fernando Paladini

José Carlos Daux, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis, SC, 88050001