Como trabalhar com eventos

Se você já deve ter ouvido falar dos maiores eventos do mundo como Tomorrowland, Coachella, Westman Islands Festival e Rock In Rio. Em todos esses eventos são necessários profissionais altamente qualificados e que saibam como trabalhar com eventos.

Eles foram desenvolvidos por produtores de eventos. 

Esses profissionais tem como missão iniciar o projeto desde o planejamento até a desmontagem. 

Se você chegou a este artigo, certamente, tem interesse em aprender como trabalhar com eventos, não é mesmo? 

Então continue lendo o texto e descubra quais são as habilidades necessárias para esse cargo, o que fazer para entrar no mercado e como se tornar referência.

Vamos lá? 

O que faz um produtor de eventos? 

O produtor é responsável por todas etapas de um evento. Desde como organizar um evento, até o sucesso total de vendas dele nas bilheterias. Ele pode conduzir o lançamento de um produto, uma festa de casamento, um curso ou até competições de futebol e outros esportes espalhados pelo mundo. 

O principal objetivo do produtor é fazer com que todo o planejamento ocorra sem problemas no dia do evento. Essa missão é válida tanto para projetos de pequeno como de grande porte. 

Para se ter uma ideia, o produtor de eventos deve escolher o local, o cardápio do evento, contratar a melhor equipe de segurança e limpeza, montar o planejamento e o cronograma das ações. 

Existem ainda outras tarefas dentro do seu escopo de trabalho. 

As mais comuns são: definir o conceito do evento, fazer a contratação de funcionários e voluntários, escolher os palestrantes, buscar patrocínio, cuidar da divulgação offline e online e conferir o processo de vendas. 

O produtor de eventos também deve se preocupar com o processo de desmontagem. Ele deve conferir se o local será entregue sem problemas e deve acompanhar a retirada dos equipamentos

O profissional dessa área deve ter inteligência emocional para lidar com os imprevistos de último hora sem prejudicar o sucesso do evento. 

Não adianta nada ficar nervoso ou gritar com os colegas de equipe. Caso contrário a sua reputação será negativa com os participantes do evento. 

Em um primeiro momento, a profissão de produtor de eventos parece complicada. No entanto, se você gosta de desafios, é a melhor área para construir a sua carreira. 

Além de ter uma boa remuneração, o profissional sempre aprende novos conceitos a cada evento, faz amizades profissionais e aumenta as chances para novas oportunidades. 

Como está o mercado de trabalho? 

É impressionante o número de áreas em que o produtor de eventos pode desenvolver o seu trabalho. 

Existem oportunidades para trabalhar em agências de publicidade, multinacionais e em organizações que são especialistas em eventos. 

O salário de um produtor de eventos pode variar dependendo da área e também do estado. No entanto, geralmente ele fica em torno de R$ 2.000 a R$ 4.500. Já os coordenadores de ventos tem uma média salarial de R$ 8.000. 

Os melhores profissionais da área têm algumas características que são semelhantes. Portanto, se você deseja ser um produtor de destaque, deve se manter atualizado e ter muita disposição para encarar os desafios do setor. 

Como trabalhar com eventos? 

Um produtor de eventos não nasce da noite para o dia. Conheça abaixo algumas dicas para que você se torne um profissional de qualidade. 

Inspire-se em bons profissionais 

Um profissional de sucesso deve acompanhar as melhores referências na área para aprender mais sobre o assunto. 

No Brasil, temos ótimos produtores que podem servir de inspiração. 

A lista pode ser ocupada por Alessandra Garattoni, Ana Fontes, Ana Garcia, entre outras profissionais. 

Escolha aquela que mais se encaixa ao seu perfil e conheça a metodologia de trabalho. Provavelmente, aprenderá dicas incríveis. 

Acompanhe as principais tendências da área 

Um bom produtor de eventos deve sempre estudar sobre as novidades do mercado. Essa área muda constantemente e a cada dia surgem tendências para impressionar o público. 

Portanto acompanhe blogs especializados no assunto e perfis no instagram, vá em palestras, visite conferências e faça cursos para entender o cenário atual. 

O mais interessante é que existem cursos online e de curta duração. Então, aproveite essa oportunidade. 

Seja organizado 

Um profissional de eventos deve ser organizado para ter sucesso na profissão. Você pode fazer as suas anotações por meio de agendas ou aplicativos para celulares. 

Já mostramos quais são as principais tarefas que um produtor deve executar ao longo da sua rotina. Sendo assim, deixe tudo registrado para não se perder no meio do caminho. 

Aprenda a negociar como um vendedor 

O produtor de eventos deve saber negociar. Isso é muito importante na hora de escolher os fornecedores. Uma simples insistência pode ajudá-lo a economizar durante a contratação de equipamentos em geral, comidas e bebidas. 

Nunca é demais lembrar sobre a importância dos cursos na carreira do profissional. Você pode fazer cursos direcionados a esse assunto para potencializar o seu conhecimento. 

Conheça as técnicas de liderança 

Um profissional da área de eventos deve conhecer as principais técnicas de liderança. 

O produtor de eventos é o técnico do time. Portanto, será necessário designar as funções, delegar tarefas e manter o clima saudável entre os membros da equipe. 

Para evitar qualquer tipo de problema, basta o produtor explicar no início da parceria como será o evento, quais são os comportamentos mais indicados e como agir em momentos de tensão. 

Pense na experiência do público 

A famosa expressão “pensar fora da caixa”  nunca fez tão sentido para o produtor de eventos. 

Ele é responsável por cuidar da experiência do público.

Portanto, deve sugerir novas ideias, surpreender na divulgação do evento e otimizar a experiência de compra. 

A junção desses fatores são determinantes para um evento. 

Como ser um produtor de eventos? 

Se você chegou a este tópico, provavelmente, está interessado em aprender como trabalhar com eventos, não é mesmo? 

Então, siga as nossas orientações. 

  • Cuide do seu marketing pessoal para atrair novos clientes; 
  • Tenha um bom networking para conseguir ótimos contatos;
  • Aumente a sua carga de energia para superar horas de trabalho; 
  • Controle a gestão de tempo para acertar nos prazos.

Um produtor de eventos deve ter ainda um portfólio de qualidade para mostrar aos futuros clientes. Algumas pessoas pedem essa ferramenta para conhecer melhor o seu trabalho. 

O portfólio online é o mais indicado, pois é possível incluir fotos de eventos que você já trabalhou ao longo da carreira. 

Agora que você já sabe como trabalhar com eventos, tenha persistência. 

A sua força de vontade valerá a pena, pois quem ingressa nesse mercado, pode trabalhar com projetos inovadores e ter uma rotina diferente todos os dias. 

Deixe um comentário