Como organizar um Hackathon

Como Organizar um Hackathon

Quer saber como organizar um hackathon?

Você sabia que um Hackathon pode ser uma porta de entrada de excelentes programadores e profissionais de TI para a sua empresa ou simplesmente para fazer com que uma de profissionais em busca de soluções para a sua empresa.

Através de um evento de Hackathon você reúne centenas de profissionais de TI, em geral, desenvolvedores e programadores para resolver um problema específico da sua empresa.

Saber criar um evento dessa natureza é desafiador, mas pode trazer grandes benefícios para a sua organização.

Então para te ajudar a colocar essa estratégia em prática, vamos listar as melhores dicas para fazer desse evento um sucesso.

Antes de passar as dicas pra você, entenda o que significa esse termo. Hackathon nada mais é do que um nome em inglês que foi abrasileirado e sua tradução significa maratona de programação.

Como organizar um Hackathon?

Saber como organizar um hackathon pode determinar o sucesso ou fracasso da sua empresa com essa estratégia para atrair novos profissionais de tecnologia ou para resolver um problema relacionado a TI da sua empresa.

1. Defina o objetivo do evento.

O primeiro ponto de atenção para organizar um hackathon é saber o objetivo deste evento. A partir disso definir um conjunto de regras de acordo com o objetivo.

Desta forma a empresa irá propor desafios para que os participantes desenvolvam soluções inovadoras para implementar melhorias ou soluções completas para o problema em questão.

Os desafios são variados de acordo com o nicho da empresa, que podem ser desde gestão, logística, produtividade e financeiros e serem resolvidos através do desenvolvimento de softwares, aplicativos, sistemas e até novos modelos de negócio.

2. Estabeleça Regras

Limite o uso de softwares pagos que tragam algum tipo de vantagem perante às demais equipes


Utilize pelo menos uma ferramenta do Google para desenvolvedores em seu hackathon;

Defina um tamanho de time mínimo e máximo para manter a igualdade entre as equipes. 

Escolha se as equipes terão a opção de divulgar ou não seus projetos, isto é, se serão privados ou públicos aos demais participantes.

Lembre-se que o mais importante é conseguir observar as habilidades dos profissionais em suas áreas e capacidade de resolver problemas complexos para a sua empresa.

3. Local do evento


Ao determinar qual o local escolhido para o hackathon, avalie o espaço e facilidade de acesso das equipes durante a entrada e saída do evento.

Escolher um local tenha um visual agradável vai ajuda a estimular a criatividade das equipes.

Além disso, o ambiente deve possuir boas acomodações, mesas e cadeiras bem confortáveis para que nada tire o foco dos participantes.

Tenha um equipe de apoio completa


Para garantir a boa condução e organização do evento, é imprescindível que a equipe de apoio conte com uma equipe com profissionais variados, como programadores, para ajudar nas implementações iniciais dos projetos, além de pessoas que forneçam alimento e água para as equipes. 

4. Estrutura para o hackathon

Toda a estrutura do evento deve ter como prioridade a interação entre os participantes e a produtividade, para garantir que as melhores soluções possam ser desenvolvidas pelas equipes. Além disso, é fundamental cuidar de questões comuns importantes:

Para organizar a estrutura do hackathon, é preciso providenciar itens como:

  • Definição da agenda do evento ;
  • Realizar o credenciamento e check in dos participantes;
  • Distribuição de kits promocionais (camiseta do evento e mousepad,por exemplo);
  • Iluminação adequada;
  • Muitos pontos de energia;
  • Internet de alta velocidade (a cabo e Wi-Fi);
  • Computadores e notebooks;;
  • Espaço para descanso nos intervalos.

Também é interessante oferecer cadernos, lápis, e canetas aos participantes para eventuais rascunhos e anotações.

5. DIVULGAÇÃO DO EVENTO

Já que o público alvo participante do evento é tecnológico, nada melhor que a divulgação do evento seja feita através da internet para que consiga atrair o número satisfatório de interessados em participar do hackathon e se possível com os melhores dessa área.

Veja as melhores formas de divulgar o seu evento:

Redes Sociais: use as principais redes como Instagram e Facebook. Você poderá fazer um post patrocinado através de influenciadores digitais de tecnologia ou fazer anúncios no Facebook Ads.

Divulgue em Fóruns de programação ou de softwares e aplicativos.

Recomendamos inclusive que veja mais estratégias de marketing digital para divulgar melhor o seu evento.

Tenha uma equipe para avaliar os projetos

É recomendado que seja divulgado os critérios de avaliação do hackathon.

Divulgue isso para que os participantes chegam mais preparados e focados para os critérios que possuam maior pontuação no projeto.

PREMIAÇÃO

Participar de um hackathon é muito desafiador e gratificante, mas também pode ser cansativo. Por isso, para dar uma dose maior de motivação aos participantes, nada melhor do que oferecer prêmios bastante atrativos para recompensá-los pelo trabalho árduo!

Além de brindes e sorteios, é recomendado oferecer prêmios em dinheiro ou em equipamentos eletrônicos de ponta. Lembrando que esses profissionais são apreciadores de tecnologia. E para isso, você pode contar com lojas especialistas em tecnologia como a Kabum.

Espero que você consiga criar um evento incrível.

Deixe um comentário